Nós estamos fazendo alguns meses de escola em casa por aqui. Eu decidi por seguir um currículo waldorf para 1ºano e quero documentar aqui no blog, pois não achei nada sobre o tema em português, então imagino que possa ajudar outras pessoas que seguem pelo mesmo caminho.
Eu comprei 2 currículos para homeschooling nos quais estou me baseando:
-http://waldorfessentials.com/
-http://earthschooling.info/thebearthinstitute/
Também há dois blogs nos quais estou me baseando bastante.
-cedarringmama.wordpress.com (estou usando a história do "menino das nuvens" para ser nossa história central)
-http://willywamwhimsy.blogspot.com.br (estou acompanhando a ordem das letras e também usando a idéia das moedas com cada letra aprendida)
Este blog aqui tb tem boas idéias e imagens:
http://ancienthearth2.blogspot.com.br/2009/12/grade-1-summary-of-capital-letters.html
E a minha pasta do pinterest é onde guardo todos os links úteis:
https://www.pinterest.com/thalitadol/homeschooling/
Escolhi começar com um bloco de Desenho de Formas (form drawing).
Nosso ritmo é de 4 dias (um dia conto a história e treinamos no caderno de exercícios. No dia seguinte reconto a história -ofereço a Lilla pra ela recontar, mas ela ainda não quis- e desenhamos no Grande Livro (main lesson book).
Cada dia nosso sempre começa com um verso escrito pela minha vovó (na verdade era uma música, mas a gente tem usado como verso). Eu toco o sino da escola e as meninas vem correndo!
TUDO DE BELO E BOM (Ivanize Leite Dias)
"tudo de belo e bom
Deus fez para mim
tudo de belo e bom
também vou fazer assim
quero agradecer
e dar o meu carinho
sempre vou repartir
sempre vou ser bonzinho
sempre vou perdoar
sempre vou ajudar
tudo de belo e bom pra mim
também vou fazer assim"
A gente usa muitos gestos. No versinho de abertura eu uso "ASL" (american sign language") nas palavras chaves, já que é nosso hábito usar sinais com os bebês da casa, então as duas estão habituadas.
Depois do verso lemos um versículo do dia (tenho usado esse livro), cantamos a música da oração e oramos para agradecer o dia. Aí nossa aulinha começa com a roda. Minha idéia é trocar as músicas/brincadeiras da roda a cada mês. O tema gira em torno da estação do ano, então como estamos na primavera temos cantado músicas de árvores, flores, borboletas, passarinhos. Também fazemos "brincadedos" (mini-historias que usam os dedos pra ilustrar).
Esse é o versinho que temos feito no fim da nossa roda:
Quando terminamos a roda toco o sino da história, que começa com um verso que a Lilla me ensinou, trazido da sua escola anterior:
"Fecha a portinha com chave de ouro
e abre a janela para o céu
era uma vez, a história já vai começar
fiquem bem quietinhos
para a história escutar"
A contação de história é o evento mais aguardado do dia! Eu sempre leio a história antes, pra poder contar de cabeça na hora. Eu uso um pano verde pra montar nosso cenário, um pano azul faz as vezes de rio e na falta de objetos adequados pego coisas que eu tenho em casa pra usar. Na história dos cabritos, por exemplo, o troll "cheio de dentes" foi encenado por um ralador de queijo! ^^ Lilla morreu de rir!
Nós temos um ritmo semanal para as outras atividades, mas falo mais sobre isso num outro post. Nossos extras são: aquarela, massinha, trabalho manual, passeio na natureza, ciências, brincadeiras guiadas no quintal, e culinária (isso ainda não introduzi, mas estou tentando). Todo dia tem treino das formas, seja andando sobre elas, desenhando no chão ou no ar, desenhando no caderno, etc. Todo dia também tem tempo livre (pelo menos 3h) e esportes (natação alguns dias, ginástica ritmica em outros)
Nós temos um ritmo semanal para as outras atividades, mas falo mais sobre isso num outro post. Nossos extras são: aquarela, massinha, trabalho manual, passeio na natureza, ciências, brincadeiras guiadas no quintal, e culinária (isso ainda não introduzi, mas estou tentando). Todo dia tem treino das formas, seja andando sobre elas, desenhando no chão ou no ar, desenhando no caderno, etc. Todo dia também tem tempo livre (pelo menos 3h) e esportes (natação alguns dias, ginástica ritmica em outros)
Nossa ordem das histórias para esse bloco ficou assim:
1-Formas reta e curva
"o menino das núvens"
2-Forma zigzag
"As estrelas do céu"
(o livro das virtudes para crianças)
3-Formas voltinha e ondulado
"os três cabritos billy gruff"
4-Forma estrela
"casinha vermelha, sem portas nem janelas"
Foram 2 semanas trabalhando as formas.
Esses são os nossos registros desses dias:
1-Formas reta e curva
Desenho do quadro negro:
Treino da forma no caderno de exercício:
Modelando com massinha (eu fiz o duende e uma ovelha, lilla fez uma ovelha e o pasto)
Registro nos nossos Grandes Livros
O passeio que fizemos no fim de semana nos levou ao alto da serra, onde vimos uma montanha que tocava as nuvens. Brincamos que era a montanha do menino, foi muito bom poder dar vida à história!
2-Forma ziguezague
(o livro das virtudes para crianças)
Desenho no quadro negro (eu sempre tento fazer de noite, depois que ela dormiu, para ser surpresa!)
Algumas histórias eu faço pequenas mudanças de acordo com o que acho nescessário. A essa história eu acrescentei um detalhe, disse que as fadas fizeram pra menina uma coroa de flores pra ela dançar (aproveitei que eu tinha coroas de flores aqui, assim nós também "dançamos com as fadas" com nossas coroas). Depois os animais mágicos da história confirmavam que a menina tinha visto as fadas por causa da coroa, que era como um sinal:
Algumas histórias eu faço pequenas mudanças de acordo com o que acho nescessário. A essa história eu acrescentei um detalhe, disse que as fadas fizeram pra menina uma coroa de flores pra ela dançar (aproveitei que eu tinha coroas de flores aqui, assim nós também "dançamos com as fadas" com nossas coroas). Depois os animais mágicos da história confirmavam que a menina tinha visto as fadas por causa da coroa, que era como um sinal:
Fizemos estrelas de papel seda (tutorial aqui)
Modelando em massinha:
Desenho dos nossos Grandes livros:
Nessa semana nós passeamos com amigos. Eu venho tentando na medida do possível manter o contato frequente com outras crianças, pra que elas possam brincar livremente. . Fomos a uma pracinha que fica no pé da floresta. Lá vimos um rio como o da história, e também muitos bichinhos livres nas árvores, tucanos (consegue achá-los nas fotos?) e também macacos!
Lilla levou a roupa de índia pra brincar na floresta. Índios são a paixão do momento!
3-Formas voltinha e ondulado
Desenho no quadro negro:
Treino no caderno:
Desenho no quadro negro:
Treino no caderno:
Desenho no nosso Grande Livro:
Fizemos um jarro de estrelas seguindo esse tutorial e brincamos muito de encontrar estrelas escondidas pela rua, de dar estrela como as ginastas e de cantar músicas de estrela.
No fim deste bloco de formas eu retomei a história do Menino das Nuvens.
Mas pra remeter mais a nossa família, peguei a segunda parte que a autora escreveu e mexi para se adequar a nós. Na minha versão, o menino cresceu, se apaixonou e casou, teve duas filhas, Lucia e Marta. E elas são as novas protagonistas.
Na minha versão o duende da montanha volta pra procurar o menino mas se depara com as duas meninas, poque o tempo para os seres da terra passa diferente do tempo dos seres mágicos. É ele quem as leva para conhecer a rainha das fadas, que tem um pedido de ajuda: a magia das fadas está enfraquecendo. Tudo culpa das histórias dos contos de fadas estarem sendo esquecidas. As crianças não ouvem as histórias mais.
Mas pra remeter mais a nossa família, peguei a segunda parte que a autora escreveu e mexi para se adequar a nós. Na minha versão, o menino cresceu, se apaixonou e casou, teve duas filhas, Lucia e Marta. E elas são as novas protagonistas.
Na minha versão o duende da montanha volta pra procurar o menino mas se depara com as duas meninas, poque o tempo para os seres da terra passa diferente do tempo dos seres mágicos. É ele quem as leva para conhecer a rainha das fadas, que tem um pedido de ajuda: a magia das fadas está enfraquecendo. Tudo culpa das histórias dos contos de fadas estarem sendo esquecidas. As crianças não ouvem as histórias mais.
A rainha das fadas pede às meninas que desenhem os contos de fadas nas nuvens. Assim talvez o vento possa levar as nuvens com as histórias para os quatro cantos do mundo, e as crianças voltem a se lembrar delas ao olhar pras nuvens... As histórias vão se espalhar e a magia vai se fortalecer!
Em troca dos desenhos, a rainha das fadas vai dar para as meninas uma medalha a cada história contada (idéia tirada daqui). São medalhas muito especiais. Quando elas receberem todas as medalhas serão capazes de contar qualquer história do mundo! (cada medalha tem uma letra, então ao juntarem todas as letras elas realmente poderão contar qualquer história! ^^)
Esse foi o fim do nosso bloco de formas, que levou duas semanas.
show!!
ResponderExcluirParabéns amo suas bonequinhas :)
amo esse seu esforço, está muito bonito. vou tentar usar seguir algumas dessas "aulas" c meus filhos... tudo de bom p vcs <3
ResponderExcluirAcho muito bacana essa escola em casa, muito mais eficiente e dinâmica que a escola tradicional. Que Deus te guie e te dê o ânimo e a força necessária para educar integralmente suas pequenas.
ResponderExcluirLove to see them smiling..I guess they're all having fun! ;)
ResponderExcluirJane@Cadieux et Langevin
Que trabalho maravilhoso ! Seu esforço para educar suas meninas é admirável. Parabéns !
ResponderExcluirE como ficou seu trabalho depois desse módulo ?
Oi Lillian!
ExcluirEu terminei o ano de 2015 com ela em casa, e em 2016 ela foi pra escola regular, e eu complemento em casa na medida do possível... =)